Sushi

Sushi é um dos pratos mais tradicionais da culinária japonesa. Ele é (quase) sempre feito com arroz próprio para sushi e alga, enquanto os recheios e coberturas podem ser feitos com diferentes ingredientes, como peixes, frutas, legumes, cremes e temperos.

Existem muitas categorias e variações desse prato, mas os principais tipos de sushi são os hossomaki, que são enrolados com a alga por fora, os uramaki, que são enrolados com a alga por dentro e o arroz por fora, os nigiri, em que o pedaço do peixe é colocado como uma capa sobre o arroz, e os hot roll, ou sushis empanados.

Aprenda a preparar cada um desses exemplos de sushi para uma refeição inspirada na culinária japonesa, mas, claro, com um toque brasileiro, e confira também algumas receitas doces para fazer de sobremesa.

Hossomaki

  • Sushi de pepino: hossomaki é o sushi tradicional, enrolado com a alga por fora, com o arroz e o recheio por dentro e, aqui, ele foi preparo em uma versão vegana. Primeiro, é necessário preparar o arroz japonês para sushi, com cuidado e seguindo as instruções. Depois, é só rechear com os ingredientes que preferir e enrolar. O recheio escolhido aqui foi pepino e gergelim.
  • Sushi de pepino cenoura e shiitake: essa é mais uma versão de sushi sem carne. Dessa vez, o recheio é mais elaborado, ele leva cenoura e shiitake, além do pepino e gergelim. Além disso, para deixar o prato mais cremoso, um creme também pode ser adicionado ao recheio, como catupiry ou cream cheese.
  • Sushi de pepino cenoura e abacate: que tal cortar três vegetais em tirinhas para fazer um recheio de sushi simples, prático, saudável e muito gostoso? Você pode usar os vegetais que preferi, mas, aqui, os vegetais escolhidos foram pepino, cenoura e abacate.
  • Sushi de salmão: agora é hora de aprender a fazer sushi com o peixe mais procurado e mais amado, o salmão! Essa receita é muito simples, você vai precisar apenas do arroz para sushi, da alga e, claro, do salmão. O peixe se garante como o único ingrediente no recheio do sushi já que tem um sabor marcante e delicioso.
  • Sushi de manga: para essa receita, o recheio escolhido foi a manga, uma fruta saborosa e cheia de benefícios para a saúde. Porém, o mais legal de preparar sushi, é poder escolher os ingredientes que quiser para o recheio! Você pode usar a manga ou outra fruta de sua preferência.

Uramaki

  • Sushi de salmão: diferente do hossomaki, o uramaki é o sushi em que a alga fica por dentro e o arroz por fora, por isso, é importante prestar atenção na maneira em que o sushi deve ser enrolado. Outra característica do uramaki é o uso do gergelim para polvilhar o arroz, deixando a aparência e o sabor ainda melhores! Para essa receita, o recheio escolhido foi o tradicional salmão.
  • Sushi de salmão e cream cheese: apesar de não ser um ingrediente tradicional no Japão, o cream cheese tomou conta dos pratos japoneses feitos no Brasil. A combinação desse creme com o salmão, chamada de filadélfia, é querida por muitas pessoas pelo sabor marcante e pela textura leve cremosa, se tornando um dos recheios mais pedidos nos sushis.
  • Sushi de salmão pepino e cream cheese: outro ingrediente muito usado na comida oriental é o pepino, esse legume é querido pelos japoneses e foi incorporado no Brasil também. Aqui, ele é misturado com a combinação filadélfia (salmão e cream cheese), criando um prato saudável e muito gostoso.
  • Sushi de manga, pepino e kani: a manga e o pepino voltam a aparecer nessa receita, mas, dessa vez, são combinados com o kani, um bastão de carne de peixe aromatizado com sabor de caranguejo. A mistura desses três ingredientes no recheio do sushi é chamada de califórnia e é bem tradicional na culinária japonesa.

Nigiri

13. Sushi de salmão: o nigiri é um dos tipos de sushi mais fáceis de fazer, já que não precisa ser enrolado e pode ser feito com a mão mesmo. Ele é uma bolinha de arroz coberta, normalmente, com uma fatia de peixe, mas outros ingredientes podem ser utilizados. Nessa receita, o sushi foi coberto com um filézinho de salmão.

14. Sushi de kani: o kani é um ingrediente que também pode ser usado para cobrir o arroz, mas lembre-se que é necessário prendê-lo com um pedacinho pequeno de alga para que o sushi não despedace e você possa saboreá-lo tranquilamente.

15. Sushi vegano: o objetivo dessa receita é fazer um nigiri vegano que lembre muito a textura e o sabor do nigiri com peixe cru, por isso, o ingrediente escolhido para cobrir o arroz foi carne de coco verde. Na hora de comprar essa carne, dê preferência para as peças mais gelatinosas, para garantir uma textura mais parecida com o peixe.

16. Sushi de pele de salmão: nessa receita, você vai aprender cada passo de todo o preparo do nigiri. Primeiramente, aprenda a fazer o arroz especial para sushi, depois, a cozinhar um molho de tarê delicioso para jogar por cima do seu sushi e, por último, a preparar a pele de salmão da forma correta.

Hot Roll

17. Sushi de salmão e cream cheese: o hot roll é o sushi empanado, aquele que a gente pede quando ainda não está acostumado a comer peixe cru, ou seja, é perfeito para você servir em um encontro de amigos, já que nem todos eles podem ser adeptos às particularidades da comida japonesa. O recheio escolhido para essa receita é a tradicional combinação filadélfia.